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Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis
Liderança da professora Cláudia Lima Campos Alzuguir
Vice-liderança do professor Cassiano Mendes Franco
ESTUDO SOBRE OS DETERMINANTES EM SAÚDE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS): DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS (PTTs)
INTRODUÇÃO: Segundo a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os determinantes Sociais da Saúde são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. O Ministério da Saúde define a APS como o primeiro nível de atenção em saúde e que se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Neste sentido, por meio da descentralização e capilaridade da APS e seu vínculo com o território e usuários em saúde, sua atuação é fundamental para mitigar os efeitos dos determinantes em saúde em populações vulneráveis.
OBJETIVOS: a) Analisar as relações entre saúde e seus determinantes no contexto da APS com ênfase nos aspectos que envolvem a interseccionalidade na população brasileira;
b) Desenvolver e validar Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) voltados para os ciclos de vida e populações vulneráveis no contexto da APS.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de natureza descritiva e exploratória com abordagem qualitativa pautada nos pressupostos de Minayo (2010) e utilizando o referencial teórico-metodológico de Pasquali, organizado nos polos teórico, empírico e analítico. A pesquisa visa ao desenvolvimento e validação de produtos técnico tecnológicos. A abordagem será dividida em quatro etapas: levantamento bibliográfico, diagnóstico situacional, produção do material técnico-tecnológico e sua validação. No polo teórico, será realizada uma revisão integrativa nas bases de dados científicas, como LILACS, MEDLINE, SCIELO e PUBMED. No polo empírico serão coletados dados por meio de entrevistas e/ou grupos focais com usuários da APS. No polo analítico serão feitos PPTs que serão posteriormente validados. A técnica Delphi será empregada para validar os PTTs com especialistas nas respectivas áreas do conhecimento e a análise da concordância e a consistência interna dos PTTs serão verificadas pelos Índice de Validade de Conteúdo (IVC), Coeficiente de Kappa (k) e coeficiente Alpha de Cronbach.
CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO: Este estudo contribuirá para a mitigação dos efeitos dos determinantes em saúde em populações vulneráveis mediante a criação de PTTs que auxiliem no cuidado em saúde na APS.
Coordenação: Cláudia Lima Campos Alzuguir e Cassiano Mendes Franco.
Docentes: Alexandre Oliveira Telles; Alicia Navarro de Souza; Anete Trajman; Carla Luzia França Araújo; Carolina Pereira; Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas; Erotildes Maria Leal; Gerson Luiz Marinho; Ivone Evangelista Cabral; Maria Kátia Gomes; Marcelle Bocater de Paiva; Melanie Nöel Maia; Roberto José Leal
Discentes: Alessandra Flores Goncalves Requena; Alexandre Capelli Duque; Amanda Loureiro Vieira dos Reis; Brigida Rodrigues Pereira de Souza; Bruna Santos Silva Barbosa de Magalhães; Debora Carvalho dos Santos Goncalves; Deborah Machado de Oliveira; Douglas Willian Dias; Elisa Carvalho Ferreira; Enio Audi Von Haehling Lima; Evie Maria Teixeira Ribeiro; Jessica Ramos Ferraz Perez; João Pedro Silva Tonha; Joyce Augusto de Jesus
Tecnologias para promoção da saúde na atenção primária: dimensões programáticas, organizacionais e pedagógicas
Liderança do professor Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas Vice-liderança da professora Valéria Ferreira Romano
EIXO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA APS ABORDAGENS, ESTRATÉGIAS E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-INSTRUCIONAIS INTRODUÇÃO:
A operacionalização das ações de educação em saúde na atenção primária envolve um processo complexo, dinâmico e multifacetado que aponta para constantes desafios, principalmente, no que diz respeito à sustentação ao cuidado integral com prioridade para ações preventivas, sem prejuízo dos atendimentos clínico-assistenciais, conforme preconizado nas diretrizes do Sistema Único de Saúde. sob esta ótica as práticas de promoção da saúde merecem especial atenção na rede de atenção básica, uma vez que o desenvolvimento de ações educativas podem interferir significativamente no processo de saúde-doença das pessoas, famílias e comunidades, bem como ampliar o controle social na defesa da qualidade de vida. Cabe ressaltar que a educação em saúde como prisma fundamental da APS compreende um conjunto de saberes e práticas que são orientadas para promoção do bem-estar e prevenção de doenças e o controle de agravos tendo como alicerce o paradigma da integralidade e o conceito ampliado de saúde.
OBJETIVOS: a) Analisar as práticas de educação em saúde na atenção primária sob a perspectiva da Educação Popular freireana e a relação entre movimentos sociais e populares, com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com as instituições de ensino e pesquisa (escolas e universidades); b) desenvolver e validar materiais didático-instrucionais direcionados a produção de abordagens e estratégias inovadoras de educação em saúde para a atenção primária.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de natureza descritiva e exploratória com abordagem Mista pautada nos pressupostos de Minayo (2010) e utilizando o referencial teórico de Paulo Freire e o referencial metodológico de Pasquali, organizado nos polos teórico, empírico e analítico. A pesquisa visa ao desenvolvimento e validação de produtos técnico-tecnológicos. A abordagem será dividida em quatro etapas: levantamento bibliográfico, diagnóstico situacional, produção do material técnico-tecnológico e sua validação. No pólo teórico, será realizada uma revisão integrativa nas bases de dados científicas, como LILACS, MEDLINE, SCIELO e PUBMED. No polo empírico serão coletados dados por meio de entrevistas e/ou grupos focais com usuários da APS. No polo analítico serão feitos PPTs que serão posteriormente validados. A validação dos Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) ocorrerá por intermédio da técnica Delphi utilizando-se painéis com juizes especialistas nas respectivas áreas do conhecimento e o público-meta. Ademais, a análise da concordância e a consistência interna dos materiais didático-instrucionais resultantes serão verificadas pelos Índice de Validade de Conteúdo (IVC), Coeficiente de Kappa (k) e coeficiente Alpha de Cronbach.
CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO: Por intermédio da produção técnica e tecnológica este estudo visa a potencialização das práticas de promoção da saúde, com vistas ao fomento de ações coletivas, intersetoriais, e inovadoras, que respeitem a autonomia dos sujeitos e valorizem a participação popular na APS, contribuindo desta forma para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Coordenação: Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas, Alexandre Oliveira Telles e Ana maria Bezerra Bandeira.
Docentes: Alexandre Oliveira Telles; Cláudia Lima Campos Alzuguir; Carolina Pereira; Danielle Amaral de Freitas; Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas; Katerine Moraes dos Santos; Maria Catarina Salvador da Motta; Maria Kátia Gomes; Mariana Rodrigues Leal; Mirella Giongo Galvão da Silva; Roberto José Leal; Tatiana Rodrigues de Araujo Lima.
Discentes: Adriana Clemente Maia; Adriana Andrea dos Santos Silva; Ana Paula Gama da Silva; Barbara Britto Oliveira; Barbara Nascimento da Silveira; Beatriz Arcanjo de Almeida; Bruno Cardoso do Nascimento; Camila Zysko Boscarino; Elizabeth Santos Botelho; Guilherme Vieira de Araujo Lima; Jessica Noronha Blanco; Juliana Dias Vieira Lima; Lucas Galhardo de Araujo; Lucas Lima de Carvalho; Lucas Rodrigues Claro; Thatiane Felício Charles; Tharcisio Carvalho de Oliveira; Sueli Cavalcanti Carneiro da Cunha Soares; Stella Simao Tavares; Rodrigo Assumpcao Rodriguez.
EIXO FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA APS ABORDAGENS, ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRODUÇÃO DE CUIDADO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
INTRODUÇÃO: A formação ocidental na área da saúde prioriza a Biomedicina como racionalidade, realizando, assim, um longo processo de socialização de valores e normas, que, internalizados, processam uma prática e uma formação em saúde validadas hierarquicamente pela biologia, em detrimento da subjetividade (CAMARGO JR, 2009), da interseccionalidade (COLLINS, 2021) e das necessidades de saúde (AYRES, 2009). No entanto, o cuidado em saúde, complexo e amplo, por sua natureza ontológica, nos provoca pensar que os profissionais da área da saúde, em sua formação, carecem de elementos fundamentais para a gestão de determinadas responsabilidades na relação com o outro. É preciso que cada profissional de saúde se interrogue sobre sua responsabilidade em promover um cuidado que não se restrinja à biologia. Mas com que identidade, com que informação, com que abordagem pedagógica este profissional pode se (trans)formar em seu processo formador contínuo?
OBJETIVOS: a) Conhecer perspectivas de Educação e Comunicação em saúde que abordem concepções de pesquisa em ciências humanas e ciências sociais. b) Incorporar conhecimentos, habilidades e atitudes nas práticas de cuidado e formação em saúde, com ênfase nas metodologias ativas de ensino aprendizagem. c) Desenvolver materiais didático- instrucionais a serem utilizadas no âmbito da Atenção Primária `a Saúde.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de natureza qualitativa, tipo pesquisa exploratória, com abordagem decolonial, utilizando dispositivos metodológicos da Autoetnografia, da Esquizoanálise e da Cartografia; onde a Narrativa, Grupos Focais, Entrevistas e Observação Participante tornam-se instrumentos de coleta. Como referencial teórico utilizamos os autores: Paulo Freire, bell hooks, Deleuze, Michel Foucault, Jorge Larrosa, Bordenave, Ranciere, Walter Benjamin, Denzin, Suely Rolnik, Eduardo Passos, Virginia Kastrup, Adrianne Ogêda Guedes, Ricardo Ayres, Kenneth Rochel de Camargo Jr., Patricia Hill Collins. A pesquisa visa ao desenvolvimento de produtos técnico-tecnológicos que utilizarão revisão integrativa nas bases de dados científicas: LILACS, MEDLINE, SCIELO e PUBMED.
CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO: Através da produção técnica e tecnológica este estudo visa potencializar a formação em saúde em sua construção crítica, singular, intersubjetiva, colaborativa e multidisciplinar, qualificando a Atenção Primária como prática do cuidado de si e do outro.
Coordenação: Valéria Ferreira Romano, Marcelle Bocater de Paiva e Rayane Cupolillo Ferreira.
Docentes: Valéria Ferreira Romano; Marcelle Bocater de Paiva; Rayane Cupolillo Ferreira; Mariana Rodrigues Leal.
Discentes: Andrei Boscarino de Menezes Silva; Beatriz Gama Flores; Flavia Nascimento dos Santos de Almeida; Leonardo Pereira Pacheco; Leone Almeida da Matta Goncalves; Lilia Claudia Almeida de Araujo; Lilian Martins da Silva; Luisa Ferreira Brito Beraldo; Paulo Rogerio Nunes Barbosa.
Evidência clínico-organizacional e modelos assistenciais e de gestão na atenção primária à saúde
Liderança da professora Maria Kátia Gomes
Vice-liderança do professor Alexandre Oliveira Telles
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE VIDA E DE SAÚDE DOS USUÁRIOS E TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE:DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS (PTTs)
INTRODUÇÃO: O Brasil vem passando por uma transição sociodemográfica e epidemiológica. A população cresceu de 94 milhões em 1970 para 191 milhões em 2010, e a expectativa de vida ao nascer aumentou de 52,3 anos em 1970 para 75,2 anos em 2015. Novos problemas de saúde emergiram, como doenças crônicas e transtornos mentais, constituindo desafios para o Sistema Único de Saúde (SUS). Diante desse cenário socioeconômico, demográfico e epidemiológico, as escolas médicas passaram a discutir o ensino superior em saúde frente às necessidades do contexto atual e a propor modificações para atender às demandas de saúde e cuidado.
OBJETIVOS: a) Analisar as condições de vida e de saúde dos usuários e trabalhadores dos serviços de APS do município do Rio de Janeiro à luz das evidências clínicas, modelos de atenção e técnico assistenciais na APS; b) Desenvolver e validar Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) voltados para a melhoria das condições de vida e de saúde dos usuários e trabalhadores dos serviços de atenção primária à saúde.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de natureza descritiva e exploratória com abordagem Mista pautada nos pressupostos de Minayo (2010) e utilizando o referencial teórico de Paulo Freire e o referencial metodológico de Pasquali, organizado nos polos teórico, empírico e analítico. A pesquisa visa ao desenvolvimento e validação de produtos técnico-tecnológicos. A abordagem será dividida em quatro etapas: levantamento bibliográfico, diagnóstico situacional, produção do material técnico-tecnológico e sua validação. No pólo teórico, será realizada uma revisão integrativa nas bases de dados científicas, como LILACS, MEDLINE, SCIELO e PUBMED. No polo empírico serão coletados dados por meio de entrevistas e/ou grupos focais com usuários da APS. No pólo analítico serão feitos PPTs que serão posteriormente validados. A validação dos Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) ocorrerá por intermédio da técnica Delphi utilizando-se painéis com juizes especialistas nas respectivas áreas do conhecimento e o público-meta. Ademais, a análise da concordância e a consistência interna dos Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) resultantes serão verificadas pelos Índice de Validade de Conteúdo (IVC), Coeficiente de Kappa (k) e coeficiente Alpha de Cronbach.
CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO: As ações de ensino, pesquisa e extensão, quando desenvolvidas de forma articulada visam desenvolver capacidades e fomentar práticas de prevenção de doenças, promoção da saúde e adesão aos tratamentos das linhas de cuidado no contexto da APS, além de criar condições para ampliar o leque de estratégias de mobilização para fazer face à complexidade dos problemas identificados. Sendo assim ganha destaque a construção compartilhada de conhecimentos, em consonância com os pressupostos das ações que devem ser implementadas mediante o uso das diversas tecnologias disponíveis na atenção básica. Com isso, pretende-se criar as condições necessárias ao desenvolvimento de atividades cujo método seja propício para uma interlocução mais próxima com os territórios, visando a capacitação de análise das vulnerabilidades locais.
Coordenação: Maria Kátia Gomes e Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas
Docentes: Alexandre Oliveira Telles; Alfredo Oliveira Neto; Ana Laura Brandão Motta; Cláudia Lima Campos Alzuguir; Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas; Leonardo Graever; Lívia Maria Santiago; Maria Kátia Gomes; Mariana Rodrigues Leal; Mirella Giongo Galvão da Silva; Roberto José Leal; Andreza Rodrigues Nakano
Discentes: Alan Gomes dos Santos; Anna Paulla dos Santos Guimaraes; Antonio Celso da Silva Campello; Atila Mourão Lima; Bruna Liane Passos Lucas; Carina Fernandes Trindade; Carlos Eduardo Rodrigues Toledo; Carolina Santa Rosa De Oliveira; Caroline Teixeira Maciel; Catarina Mabel da Cunha Moreira; Catia Gomes Amaral Sales; Cecilia Aires de Castro; Cintia Santos Oliveira Miguel; Cynthia Maria de Oliveira Pessoa; Daiane Barbosa da Silva; Elisa Marques Furtado da Silveira; Gabriella Vanderlinde; Geise Lima Azevedo Medeiros da Silva; Giovanni Dhery Prieto Barrientos; Igor Campos Braga Torea Otero; Ingrid Maia Gomes Boaventura; Iracema Santos Lima; Isabela Vitoria da Silva Figueira; Jessica Borba Coutinho; Juliana Erbe de Miranda Maia da Silveira; Leticia Thomaz de Almeida; Lidia da Silva Pereira de Oliveira; Luiz Sergio Zanini; Maria Cristina Reis Souza; Sara da Silva Macruz; Silvana Teixeira de Miranda Silvia; Regina de Mesquita Hubner; Simone Fonseca Lucas da Silva
Gestão e avaliação de serviços e de tecnologias na atenção primária à saúde (APS)
Liderança do professor Luiz Felipe Pinto
Vice-liderança da professora Karla Santa Cruz Coelho
MICROPOLÍTICA E SAÚDE: PRODUÇÃO DO CUIDADO, GESTÃO E FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS): DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS (PTTs)
INTRODUÇÃO: A micropolítica em saúde é um conceito que se refere ao processo de produção de subjetividades a partir das relações de poder na gestão, produção do cuidado, formação em saúde e educação permanente em saúde.Trabalhamos com o tema da micropolítica, entendida como o processo de produção de subjetividades a partir das relações de poder, como decisivo para se pensar a gestão, a produção do cuidado e a formação na área da saúde. Consideramos que, no encontro entre os profissionais de saúde e o usuário, este profissional de saúde utiliza “caixas de ferramentas tecnológicas” para agir nesse processo de interseção. Ferramentas tecnológicas, como saberes e seus desdobramentos materiais e imateriais, que fazem sentido de acordo com o lugar que ocupam nesse encontro e conforme as finalidades que almejam.
OBJETIVO: Construir de forma coletiva tecnologias de cuidado para a Atenção Primária em Saúde (APS) na perspectiva da micropolítica. O objetivo consiste em ponderar as tensões apresentadas a partir dos encontros teóricos, alinhados à produção de ferramentas conceituais com potência para instalar novos modos de exercício na formação em saúde.
METODOLOGIA: A linha trabalha em uma perspectiva interdisciplinar e cenários sócio ambientais do cuidado em saúde, com estudos de abordagem qualitativas, quantitativas e métodos mistos, traçados por pesquisa exploratórias e/ou descritivas com a co-participação de usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, profissionais de saúde, educadores e gestores. As produções das pesquisas visam o desenvolvimento de produtos técnicos tecnológicos que serão avaliados e validados por especialistas da área.
CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDOS: Espera-se fomentar um diálogo colaborativo entre gestores do SUS, além de profissionais da saúde e representantes da sociedade civil. Isso se aplica tanto na contribuição para decisões quanto na promoção do controle social na busca e consolidação da saúde enquanto um direito e o cuidado compartilhado.
Coordenação: Karla Santa Cruz Coelho
Docentes: Clarissa Terenzi Seixas; Emerson Elias Merhy; Hércules Rigoni Bozzato; Karla Santa Cruz Coelho; Luiz Felipe da Silva Pinto; Tatiana Rodrigues de Araujo Lima; Tiago Braga do Espírito Santo; Viviane Gomes Parreira Dutra
Discentes: Carla Cristina Donatti; Cintia Santos Oliveira da Silva; Vanessa Alvares Henriques; Daniella Silva Oliveira; Dominique de Macedo Santoro Santos; Elisangela de Assis Ferreira; Fernanda Carvalho de Almeida; Liliane Morcelle de Almeida; Lorena Gomes de Brito; Mariana Lopes Giusti; Victor Costa da Silva
Atenção Integral aos Ciclos de Vida e Grupos Vulneráveis
Atenção Integral aos Ciclos de Vida e Grupos Vulneráveis
Educação e Saúde: Tendências Contemporâneas da Educação...
Educação e Saúde: Tendências Contemporâneas da Educação...
Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis
Liderança da professora Cláudia Lima Campos Alzuguir
Vice-liderança do professor Cassiano Mendes Franco
ESTUDO SOBRE OS DETERMINANTES EM SAÚDE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS): DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS (PTTs)
INTRODUÇÃO: Segundo a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os determinantes Sociais da Saúde são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. O Ministério da Saúde define a APS como o primeiro nível de atenção em saúde e que se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Neste sentido, por meio da descentralização e capilaridade da APS e seu vínculo com o território e usuários em saúde, sua atuação é fundamental para mitigar os efeitos dos determinantes em saúde em populações vulneráveis.
OBJETIVOS: a) Analisar as relações entre saúde e seus determinantes no contexto da APS com ênfase nos aspectos que envolvem a interseccionalidade na população brasileira;
b) Desenvolver e validar Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) voltados para os ciclos de vida e populações vulneráveis no contexto da APS.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de natureza descritiva e exploratória com abordagem qualitativa pautada nos pressupostos de Minayo (2010) e utilizando o referencial teórico-metodológico de Pasquali, organizado nos polos teórico, empírico e analítico. A pesquisa visa ao desenvolvimento e validação de produtos técnico tecnológicos. A abordagem será dividida em quatro etapas: levantamento bibliográfico, diagnóstico situacional, produção do material técnico-tecnológico e sua validação. No polo teórico, será realizada uma revisão integrativa nas bases de dados científicas, como LILACS, MEDLINE, SCIELO e PUBMED. No polo empírico serão coletados dados por meio de entrevistas e/ou grupos focais com usuários da APS. No polo analítico serão feitos PPTs que serão posteriormente validados. A técnica Delphi será empregada para validar os PTTs com especialistas nas respectivas áreas do conhecimento e a análise da concordância e a consistência interna dos PTTs serão verificadas pelos Índice de Validade de Conteúdo (IVC), Coeficiente de Kappa (k) e coeficiente Alpha de Cronbach.
CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO: Este estudo contribuirá para a mitigação dos efeitos dos determinantes em saúde em populações vulneráveis mediante a criação de PTTs que auxiliem no cuidado em saúde na APS.
Coordenação: Cláudia Lima Campos Alzuguir e Cassiano Mendes Franco.
Docentes: Alexandre Oliveira Telles; Alicia Navarro de Souza; Anete Trajman; Carla Luzia França Araújo; Carolina Pereira; Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas; Erotildes Maria Leal; Gerson Luiz Marinho; Ivone Evangelista Cabral; Maria Kátia Gomes; Marcelle Bocater de Paiva; Melanie Nöel Maia; Roberto José Leal
Discentes: Alessandra Flores Goncalves Requena; Alexandre Capelli Duque; Amanda Loureiro Vieira dos Reis; Brigida Rodrigues Pereira de Souza; Bruna Santos Silva Barbosa de Magalhães; Debora Carvalho dos Santos Goncalves; Deborah Machado de Oliveira; Douglas Willian Dias; Elisa Carvalho Ferreira; Enio Audi Von Haehling Lima; Evie Maria Teixeira Ribeiro; Jessica Ramos Ferraz Perez; João Pedro Silva Tonha; Joyce Augusto de Jesus
Tecnologias para promoção da saúde na atenção primária: dimensões programáticas, organizacionais e pedagógicas
Liderança do professor Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas Vice-liderança da professora Valéria Ferreira Romano
EIXO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA APS ABORDAGENS, ESTRATÉGIAS E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-INSTRUCIONAIS INTRODUÇÃO:
A operacionalização das ações de educação em saúde na atenção primária envolve um processo complexo, dinâmico e multifacetado que aponta para constantes desafios, principalmente, no que diz respeito à sustentação ao cuidado integral com prioridade para ações preventivas, sem prejuízo dos atendimentos clínico-assistenciais, conforme preconizado nas diretrizes do Sistema Único de Saúde. sob esta ótica as práticas de promoção da saúde merecem especial atenção na rede de atenção básica, uma vez que o desenvolvimento de ações educativas podem interferir significativamente no processo de saúde-doença das pessoas, famílias e comunidades, bem como ampliar o controle social na defesa da qualidade de vida. Cabe ressaltar que a educação em saúde como prisma fundamental da APS compreende um conjunto de saberes e práticas que são orientadas para promoção do bem-estar e prevenção de doenças e o controle de agravos tendo como alicerce o paradigma da integralidade e o conceito ampliado de saúde.
OBJETIVOS: a) Analisar as práticas de educação em saúde na atenção primária sob a perspectiva da Educação Popular freireana e a relação entre movimentos sociais e populares, com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com as instituições de ensino e pesquisa (escolas e universidades); b) desenvolver e validar materiais didático-instrucionais direcionados a produção de abordagens e estratégias inovadoras de educação em saúde para a atenção primária.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de natureza descritiva e exploratória com abordagem Mista pautada nos pressupostos de Minayo (2010) e utilizando o referencial teórico de Paulo Freire e o referencial metodológico de Pasquali, organizado nos polos teórico, empírico e analítico. A pesquisa visa ao desenvolvimento e validação de produtos técnico-tecnológicos. A abordagem será dividida em quatro etapas: levantamento bibliográfico, diagnóstico situacional, produção do material técnico-tecnológico e sua validação. No pólo teórico, será realizada uma revisão integrativa nas bases de dados científicas, como LILACS, MEDLINE, SCIELO e PUBMED. No polo empírico serão coletados dados por meio de entrevistas e/ou grupos focais com usuários da APS. No polo analítico serão feitos PPTs que serão posteriormente validados. A validação dos Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) ocorrerá por intermédio da técnica Delphi utilizando-se painéis com juizes especialistas nas respectivas áreas do conhecimento e o público-meta. Ademais, a análise da concordância e a consistência interna dos materiais didático-instrucionais resultantes serão verificadas pelos Índice de Validade de Conteúdo (IVC), Coeficiente de Kappa (k) e coeficiente Alpha de Cronbach.
CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO: Por intermédio da produção técnica e tecnológica este estudo visa a potencialização das práticas de promoção da saúde, com vistas ao fomento de ações coletivas, intersetoriais, e inovadoras, que respeitem a autonomia dos sujeitos e valorizem a participação popular na APS, contribuindo desta forma para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Coordenação: Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas, Alexandre Oliveira Telles e Ana maria Bezerra Bandeira.
Docentes: Alexandre Oliveira Telles; Cláudia Lima Campos Alzuguir; Carolina Pereira; Danielle Amaral de Freitas; Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas; Katerine Moraes dos Santos; Maria Catarina Salvador da Motta; Maria Kátia Gomes; Mariana Rodrigues Leal; Mirella Giongo Galvão da Silva; Roberto José Leal; Tatiana Rodrigues de Araujo Lima.
Discentes: Adriana Clemente Maia; Adriana Andrea dos Santos Silva; Ana Paula Gama da Silva; Barbara Britto Oliveira; Barbara Nascimento da Silveira; Beatriz Arcanjo de Almeida; Bruno Cardoso do Nascimento; Camila Zysko Boscarino; Elizabeth Santos Botelho; Guilherme Vieira de Araujo Lima; Jessica Noronha Blanco; Juliana Dias Vieira Lima; Lucas Galhardo de Araujo; Lucas Lima de Carvalho; Lucas Rodrigues Claro; Thatiane Felício Charles; Tharcisio Carvalho de Oliveira; Sueli Cavalcanti Carneiro da Cunha Soares; Stella Simao Tavares; Rodrigo Assumpcao Rodriguez.
EIXO FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA APS ABORDAGENS, ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRODUÇÃO DE CUIDADO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
INTRODUÇÃO: A formação ocidental na área da saúde prioriza a Biomedicina como racionalidade, realizando, assim, um longo processo de socialização de valores e normas, que, internalizados, processam uma prática e uma formação em saúde validadas hierarquicamente pela biologia, em detrimento da subjetividade (CAMARGO JR, 2009), da interseccionalidade (COLLINS, 2021) e das necessidades de saúde (AYRES, 2009). No entanto, o cuidado em saúde, complexo e amplo, por sua natureza ontológica, nos provoca pensar que os profissionais da área da saúde, em sua formação, carecem de elementos fundamentais para a gestão de determinadas responsabilidades na relação com o outro. É preciso que cada profissional de saúde se interrogue sobre sua responsabilidade em promover um cuidado que não se restrinja à biologia. Mas com que identidade, com que informação, com que abordagem pedagógica este profissional pode se (trans)formar em seu processo formador contínuo?
OBJETIVOS: a) Conhecer perspectivas de Educação e Comunicação em saúde que abordem concepções de pesquisa em ciências humanas e ciências sociais. b) Incorporar conhecimentos, habilidades e atitudes nas práticas de cuidado e formação em saúde, com ênfase nas metodologias ativas de ensino aprendizagem. c) Desenvolver materiais didático- instrucionais a serem utilizadas no âmbito da Atenção Primária `a Saúde.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de natureza qualitativa, tipo pesquisa exploratória, com abordagem decolonial, utilizando dispositivos metodológicos da Autoetnografia, da Esquizoanálise e da Cartografia; onde a Narrativa, Grupos Focais, Entrevistas e Observação Participante tornam-se instrumentos de coleta. Como referencial teórico utilizamos os autores: Paulo Freire, bell hooks, Deleuze, Michel Foucault, Jorge Larrosa, Bordenave, Ranciere, Walter Benjamin, Denzin, Suely Rolnik, Eduardo Passos, Virginia Kastrup, Adrianne Ogêda Guedes, Ricardo Ayres, Kenneth Rochel de Camargo Jr., Patricia Hill Collins. A pesquisa visa ao desenvolvimento de produtos técnico-tecnológicos que utilizarão revisão integrativa nas bases de dados científicas: LILACS, MEDLINE, SCIELO e PUBMED.
CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO: Através da produção técnica e tecnológica este estudo visa potencializar a formação em saúde em sua construção crítica, singular, intersubjetiva, colaborativa e multidisciplinar, qualificando a Atenção Primária como prática do cuidado de si e do outro.
Coordenação: Valéria Ferreira Romano, Marcelle Bocater de Paiva e Rayane Cupolillo Ferreira.
Docentes: Valéria Ferreira Romano; Marcelle Bocater de Paiva; Rayane Cupolillo Ferreira; Mariana Rodrigues Leal.
Discentes: Andrei Boscarino de Menezes Silva; Beatriz Gama Flores; Flavia Nascimento dos Santos de Almeida; Leonardo Pereira Pacheco; Leone Almeida da Matta Goncalves; Lilia Claudia Almeida de Araujo; Lilian Martins da Silva; Luisa Ferreira Brito Beraldo; Paulo Rogerio Nunes Barbosa.
Evidência clínico-organizacional e modelos assistenciais e de gestão na atenção primária à saúde
Liderança da professora Maria Kátia Gomes
Vice-liderança do professor Alexandre Oliveira Telles
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE VIDA E DE SAÚDE DOS USUÁRIOS E TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE:DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS (PTTs)
INTRODUÇÃO: O Brasil vem passando por uma transição sociodemográfica e epidemiológica. A população cresceu de 94 milhões em 1970 para 191 milhões em 2010, e a expectativa de vida ao nascer aumentou de 52,3 anos em 1970 para 75,2 anos em 2015. Novos problemas de saúde emergiram, como doenças crônicas e transtornos mentais, constituindo desafios para o Sistema Único de Saúde (SUS). Diante desse cenário socioeconômico, demográfico e epidemiológico, as escolas médicas passaram a discutir o ensino superior em saúde frente às necessidades do contexto atual e a propor modificações para atender às demandas de saúde e cuidado.
OBJETIVOS: a) Analisar as condições de vida e de saúde dos usuários e trabalhadores dos serviços de APS do município do Rio de Janeiro à luz das evidências clínicas, modelos de atenção e técnico assistenciais na APS; b) Desenvolver e validar Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) voltados para a melhoria das condições de vida e de saúde dos usuários e trabalhadores dos serviços de atenção primária à saúde.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de natureza descritiva e exploratória com abordagem Mista pautada nos pressupostos de Minayo (2010) e utilizando o referencial teórico de Paulo Freire e o referencial metodológico de Pasquali, organizado nos polos teórico, empírico e analítico. A pesquisa visa ao desenvolvimento e validação de produtos técnico-tecnológicos. A abordagem será dividida em quatro etapas: levantamento bibliográfico, diagnóstico situacional, produção do material técnico-tecnológico e sua validação. No pólo teórico, será realizada uma revisão integrativa nas bases de dados científicas, como LILACS, MEDLINE, SCIELO e PUBMED. No polo empírico serão coletados dados por meio de entrevistas e/ou grupos focais com usuários da APS. No pólo analítico serão feitos PPTs que serão posteriormente validados. A validação dos Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) ocorrerá por intermédio da técnica Delphi utilizando-se painéis com juizes especialistas nas respectivas áreas do conhecimento e o público-meta. Ademais, a análise da concordância e a consistência interna dos Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) resultantes serão verificadas pelos Índice de Validade de Conteúdo (IVC), Coeficiente de Kappa (k) e coeficiente Alpha de Cronbach.
CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO: As ações de ensino, pesquisa e extensão, quando desenvolvidas de forma articulada visam desenvolver capacidades e fomentar práticas de prevenção de doenças, promoção da saúde e adesão aos tratamentos das linhas de cuidado no contexto da APS, além de criar condições para ampliar o leque de estratégias de mobilização para fazer face à complexidade dos problemas identificados. Sendo assim ganha destaque a construção compartilhada de conhecimentos, em consonância com os pressupostos das ações que devem ser implementadas mediante o uso das diversas tecnologias disponíveis na atenção básica. Com isso, pretende-se criar as condições necessárias ao desenvolvimento de atividades cujo método seja propício para uma interlocução mais próxima com os territórios, visando a capacitação de análise das vulnerabilidades locais.
Coordenação: Maria Kátia Gomes e Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas
Docentes: Alexandre Oliveira Telles; Alfredo Oliveira Neto; Ana Laura Brandão Motta; Cláudia Lima Campos Alzuguir; Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas; Leonardo Graever; Lívia Maria Santiago; Maria Kátia Gomes; Mariana Rodrigues Leal; Mirella Giongo Galvão da Silva; Roberto José Leal; Andreza Rodrigues Nakano
Discentes: Alan Gomes dos Santos; Anna Paulla dos Santos Guimaraes; Antonio Celso da Silva Campello; Atila Mourão Lima; Bruna Liane Passos Lucas; Carina Fernandes Trindade; Carlos Eduardo Rodrigues Toledo; Carolina Santa Rosa De Oliveira; Caroline Teixeira Maciel; Catarina Mabel da Cunha Moreira; Catia Gomes Amaral Sales; Cecilia Aires de Castro; Cintia Santos Oliveira Miguel; Cynthia Maria de Oliveira Pessoa; Daiane Barbosa da Silva; Elisa Marques Furtado da Silveira; Gabriella Vanderlinde; Geise Lima Azevedo Medeiros da Silva; Giovanni Dhery Prieto Barrientos; Igor Campos Braga Torea Otero; Ingrid Maia Gomes Boaventura; Iracema Santos Lima; Isabela Vitoria da Silva Figueira; Jessica Borba Coutinho; Juliana Erbe de Miranda Maia da Silveira; Leticia Thomaz de Almeida; Lidia da Silva Pereira de Oliveira; Luiz Sergio Zanini; Maria Cristina Reis Souza; Sara da Silva Macruz; Silvana Teixeira de Miranda Silvia; Regina de Mesquita Hubner; Simone Fonseca Lucas da Silva
Gestão e avaliação de serviços e de tecnologias na atenção primária à saúde (APS)
Liderança do professor Luiz Felipe Pinto
Vice-liderança da professora Karla Santa Cruz Coelho
MICROPOLÍTICA E SAÚDE: PRODUÇÃO DO CUIDADO, GESTÃO E FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS): DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS (PTTs)
INTRODUÇÃO: A micropolítica em saúde é um conceito que se refere ao processo de produção de subjetividades a partir das relações de poder na gestão, produção do cuidado, formação em saúde e educação permanente em saúde.Trabalhamos com o tema da micropolítica, entendida como o processo de produção de subjetividades a partir das relações de poder, como decisivo para se pensar a gestão, a produção do cuidado e a formação na área da saúde. Consideramos que, no encontro entre os profissionais de saúde e o usuário, este profissional de saúde utiliza “caixas de ferramentas tecnológicas” para agir nesse processo de interseção. Ferramentas tecnológicas, como saberes e seus desdobramentos materiais e imateriais, que fazem sentido de acordo com o lugar que ocupam nesse encontro e conforme as finalidades que almejam.
OBJETIVO: Construir de forma coletiva tecnologias de cuidado para a Atenção Primária em Saúde (APS) na perspectiva da micropolítica. O objetivo consiste em ponderar as tensões apresentadas a partir dos encontros teóricos, alinhados à produção de ferramentas conceituais com potência para instalar novos modos de exercício na formação em saúde.
METODOLOGIA: A linha trabalha em uma perspectiva interdisciplinar e cenários sócio ambientais do cuidado em saúde, com estudos de abordagem qualitativas, quantitativas e métodos mistos, traçados por pesquisa exploratórias e/ou descritivas com a co-participação de usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, profissionais de saúde, educadores e gestores. As produções das pesquisas visam o desenvolvimento de produtos técnicos tecnológicos que serão avaliados e validados por especialistas da área.
CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDOS: Espera-se fomentar um diálogo colaborativo entre gestores do SUS, além de profissionais da saúde e representantes da sociedade civil. Isso se aplica tanto na contribuição para decisões quanto na promoção do controle social na busca e consolidação da saúde enquanto um direito e o cuidado compartilhado.
Coordenação: Karla Santa Cruz Coelho
Docentes: Clarissa Terenzi Seixas; Emerson Elias Merhy; Hércules Rigoni Bozzato; Karla Santa Cruz Coelho; Luiz Felipe da Silva Pinto; Tatiana Rodrigues de Araujo Lima; Tiago Braga do Espírito Santo; Viviane Gomes Parreira Dutra
Discentes: Carla Cristina Donatti; Cintia Santos Oliveira da Silva; Vanessa Alvares Henriques; Daniella Silva Oliveira; Dominique de Macedo Santoro Santos; Elisangela de Assis Ferreira; Fernanda Carvalho de Almeida; Liliane Morcelle de Almeida; Lorena Gomes de Brito; Mariana Lopes Giusti; Victor Costa da Silva