Prencha os formulários para solicitação de banca de defesa final disponibilizados no link dos formulários de solicitação de banca de qualificação/defesa final.
Clique AQUI para acessar o Formulário!
Este formulário irá gerar os seguintes documentos:
- Formulário de solicitação de banca preenchido automaticamente;
- Ata pré-preenchida e editável para que o presidente da banca de qualificação possa realizar as considerações e alterações necessárias.
- Declarações de participação dos membros da banca - estas declarações serão enviadas somente após a entrega da ata assinada no formulário correspondente indicado no texto abaixo.
ATENÇÃO: Os documentos serão liberados no prazo de até 15 dias. Aconselhamos que realize a solicitação o quanto antes.
A banca é composta por 5 membros. Caso você possua um 2º orientador, este deverá vir no formulário como Vice-Presidente. Neste caso o formulário contará com 6 membros. Sendo eles:
- 01 Presidente (orientador);
- 01 Vice-Presidente (se houver 2º orientador);
- 02 Membros titulares, sendo 1 membro interno ao MPAPS (professor do MPAPS) e 1 membro externo ao MPAPS (quando o membro da banca não pertence ao quadro docente e/ou técnico-administrativo da MPAPS/UFRJ);
- 02 Membros suplentes, sendo 1 membro interno ao MPAPS (professor do MPAPS) e 1 membro externo ao MPAPS (quando o membro da banca não pertence ao quadro docente e/ou técnico-administrativo da MPAPS/UFRJ);
Todos os membros da banca devem possuir titulação de Doutorado;
O agendamento da banca examinadora deverá ser realizado com antecedência de até 15 dias úteis;
Devem ser anexados aos formulários de solicitação de banca o LINK dos currículos lattes e arquivo em pdf do diploma de doutorado apenas para os membros externos ao MPAPS
Atualmente o Programa tem admitido 3 modalidades de defesas: presencial, remota e híbrida;
- Presencial - a defesa ocorrerá na sua parcela preferencialmente nas dependências da HESFA, podendo ocorrer sempre, conforme especificação, em outros locais;
- Remota - a defesa ocorrerá na sua totalidade em ambiente virtual. Sendo obrigatória a gravação da sessão em sua integralidade para fins de arquivamento;
- Híbrida - a defesa ocorrerá na modalidade presencial, preferencialmente nas dependências do HESFA, podendo contar com a participação de um membro da banca na modalidade virtual;
Nos casos de defesa na modalidade remota e/ou híbrida a escolha da plataforma e a geração/oferta do link da sala virtual será de responsabilidade do Orientador e este link deverá ser informado no campo adequado deste formulário no ato desta solicitação;
Deverá ser inserido o formulário de solicitação de bancao ou o termo de anuência assinado pelo seu orientador(a) para solicitação de bancao. Para gerar este arquivo você deverá preencher o google forms do termo de anuência no link AQUI. O termo será enviado para seu e-mail e para seu orientador(a) automaticamente e pré-preenchido para ser assinado.
Tenha em mãos os seguintes dados:
- Histórico Oficial atualizado em pdf;
- Bancas na modalidade presencial ou híbrida - A confirmação do espaço ficará condicionada pela disponibilidade do espaço físico na data e horário pretendido tanto no HESFA como em dependência externa. Consulte a secretaria da DAA (Divisão de Atividades Acadêmicas) HESFA pelo email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a disponibilidade dos espaços para inserir esta informação no formulário. Escreva o local que será realizado sua defesa no campo adequado do formulário; - Bancas remotas ou híbridas - Nos casos de defesa na modalidade remota e/ou híbrida a escolha da plataforma e a geração/oferta do link da sala virtual será de responsabilidade do Orientador e este link deverá ser informado no campo adequado do formulário no ato desta solicitação;
- Linha de pesquisa relacionada ao seu trabalho;
- Dados sobre seu PTT - metodologia, etapas de elaboração e proposta de PTT;
- Nome completo, e-mail e CPF, instituição do doutorado e Instituição do vínculo atual de todos os membros do banco;
Somente após o atendimento de todos os requisitos descritos acima é que a sua solicitação será avaliada pela Coordenação do MPAPS e após a sua aprovação serão enviadas, pela secretaria, a ata pré-preenchida/ editável e o formulário de solicitação de banca para registro;
As declarações dos participantes da banca serão enviadas logo após a entrega da ata (qualificação/defesa final) devidamente preenchida com o X no status do resultado da avaliação da banca, assinada pelo mestrando(a) e membros da banca;
A ata de defesa final assinada deverá ser entregue por meio do formulário correspondente, disponível no link abaixo.
Acesse o Formulário para entrega da declaração de defesa final.
Clique AQUI para acessar o Formulário!
Após sua defesa final o discente deverá preencher o formulário para solicitação:
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Declaração de conclusão de curso; de declaração de conclusão de orientação; para entrega do pdf da dissertação; para entrega do formulário de registro dos PTTs e para entrega dos arquivos dos PTTs deverá acessar o Formulário:
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No formulário acima deverá ser inserida a ficha de cadastro de cada PTT e o formulário de autorização para disponibilização na biblioteca digital da UFRJ.
Para gerar a ficha de cadastro automaticamente para cada PTT : Preencha o formulário AQUI. Após preenchido, ele será enviado para seu e-mail. Você precisará anexar os arquivos ao indicar os seus PTTs no formulário de declaração de conclusão do curso mencionado acima.
Para preencher formulário de autorização para disponibilização na biblioteca digital da UFRJ clique aqui
Orientações dos Procedimentos após Defesa Final
Após a defesa final, o mestrando contará com 60 dias corridos para a entrega da versão digital (pdf) da dissertação, assim como o produto técnico-tecnológico (PTT) com as correções sinalizadas pela banca. A entrega deverá ser feita pelo link do Forms:
Clique AQUI para acessar o Formulário!
Para o auxílio nesta etapa, o mestrando deverá utilizar os seguintes modelos:
- Modelo de Capa de Dissertação MPAPS (Em modificação)
- Manual de Elaboracao de dissertações e teses UFRJ
- Entrega Dissertação e Solicitação de Ficha Catalográfica
- Gerador Automático de Ficha Catalográfica
- Orientações sobre a entrega de trabalhos acadêmicos
- Manual para de trabalhos acadêmicos
- Em conjunto ao PTT e Dissertação, deverão ser entregues também os formulários correspondentes aos seguintes formulários preenchidos