Educação e Saúde: Tendências Contemporâneas da Educação, Competências e Estratégias de Formação Profissional em Atenção Primária à Saúde.
Descrição:
Desenvolvimento de estudos e pesquisas buscando novas referências teórico-metodológicas que orientem a formação de profissionais voltados para a APS. Análise e estudos com foco nas práticas em educação que tenham como princípios o empoderamento, a autonomia e a qualidade de vida dos indivíduos, famílias e comunidades, visando mudanças no quadro de saúde e doença.
Investigação e proposição de métodos e ações que incorporem inovações curriculares, processos de ensino, de aprendizagem. Avaliação da incorporação de novos métodos e tecnologias de formação e capacitação de profissionais de saúde e de docentes inseridos na APS. Integração da universidade e dos serviços de saúde, gerando conhecimentos sobre a formação de alunos, preceptores e profissionais de saúde, de modo que orientem e contribuam para mudanças na formação e respondam às demandas de saúde da sociedade, visando a qualidade da assistência prestada no SUS.
Grupos de Pesquisa
Tecnologias para promoção da saúde na atenção primária: dimensões programáticas, organizacionais e pedagógicas
Liderança do professor Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas Vice-liderança da professora Valéria Ferreira Romano
Projetos
EIXO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA APS ABORDAGENS, ESTRATÉGIAS E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-INSTRUCIONAIS INTRODUÇÃO:
A operacionalização das ações de educação em saúde na atenção primária envolve um processo complexo, dinâmico e multifacetado que aponta para constantes desafios, principalmente, no que diz respeito à sustentação ao cuidado integral com prioridade para ações preventivas, sem prejuízo dos atendimentos clínico-assistenciais, conforme preconizado nas diretrizes do Sistema Único de Saúde. sob esta ótica as práticas de promoção da saúde merecem especial atenção na rede de atenção básica, uma vez que o desenvolvimento de ações educativas podem interferir significativamente no processo de saúde-doença das pessoas, famílias e comunidades, bem como ampliar o controle social na defesa da qualidade de vida. Cabe ressaltar que a educação em saúde como prisma fundamental da APS compreende um conjunto de saberes e práticas que são orientadas para promoção do bem-estar e prevenção de doenças e o controle de agravos tendo como alicerce o paradigma da integralidade e o conceito ampliado de saúde.
OBJETIVOS: a) Analisar as práticas de educação em saúde na atenção primária sob a perspectiva da Educação Popular freireana e a relação entre movimentos sociais e populares, com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com as instituições de ensino e pesquisa (escolas e universidades); b) desenvolver e validar materiais didático-instrucionais direcionados a produção de abordagens e estratégias inovadoras de educação em saúde para a atenção primária.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de natureza descritiva e exploratória com abordagem Mista pautada nos pressupostos de Minayo (2010) e utilizando o referencial teórico de Paulo Freire e o referencial metodológico de Pasquali, organizado nos polos teórico, empírico e analítico. A pesquisa visa ao desenvolvimento e validação de produtos técnico-tecnológicos. A abordagem será dividida em quatro etapas: levantamento bibliográfico, diagnóstico situacional, produção do material técnico-tecnológico e sua validação. No pólo teórico, será realizada uma revisão integrativa nas bases de dados científicas, como LILACS, MEDLINE, SCIELO e PUBMED. No polo empírico serão coletados dados por meio de entrevistas e/ou grupos focais com usuários da APS. No polo analítico serão feitos PPTs que serão posteriormente validados. A validação dos Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) ocorrerá por intermédio da técnica Delphi utilizando-se painéis com juizes especialistas nas respectivas áreas do conhecimento e o público-meta. Ademais, a análise da concordância e a consistência interna dos materiais didático-instrucionais resultantes serão verificadas pelos Índice de Validade de Conteúdo (IVC), Coeficiente de Kappa (k) e coeficiente Alpha de Cronbach.
CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO: Por intermédio da produção técnica e tecnológica este estudo visa a potencialização das práticas de promoção da saúde, com vistas ao fomento de ações coletivas, intersetoriais, e inovadoras, que respeitem a autonomia dos sujeitos e valorizem a participação popular na APS, contribuindo desta forma para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Coordenação: Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas, Alexandre Oliveira Telles e Ana maria Bezerra Bandeira.
Docentes: Alexandre Oliveira Telles; Cláudia Lima Campos Alzuguir; Carolina Pereira; Danielle Amaral de Freitas; Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas; Katerine Moraes dos Santos; Maria Catarina Salvador da Motta; Maria Kátia Gomes; Mariana Rodrigues Leal; Mirella Giongo Galvão da Silva; Roberto José Leal; Tatiana Rodrigues de Araujo Lima.
Discentes: Adriana Clemente Maia; Adriana Andrea dos Santos Silva; Ana Paula Gama da Silva; Barbara Britto Oliveira; Barbara Nascimento da Silveira; Beatriz Arcanjo de Almeida; Bruno Cardoso do Nascimento; Camila Zysko Boscarino; Elizabeth Santos Botelho; Guilherme Vieira de Araujo Lima; Jessica Noronha Blanco; Juliana Dias Vieira Lima; Lucas Galhardo de Araujo; Lucas Lima de Carvalho; Lucas Rodrigues Claro; Thatiane Felício Charles; Tharcisio Carvalho de Oliveira; Sueli Cavalcanti Carneiro da Cunha Soares; Stella Simao Tavares; Rodrigo Assumpcao Rodriguez.
EIXO FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA APS ABORDAGENS, ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRODUÇÃO DE CUIDADO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
INTRODUÇÃO: A formação ocidental na área da saúde prioriza a Biomedicina como racionalidade, realizando, assim, um longo processo de socialização de valores e normas, que, internalizados, processam uma prática e uma formação em saúde validadas hierarquicamente pela biologia, em detrimento da subjetividade (CAMARGO JR, 2009), da interseccionalidade (COLLINS, 2021) e das necessidades de saúde (AYRES, 2009). No entanto, o cuidado em saúde, complexo e amplo, por sua natureza ontológica, nos provoca pensar que os profissionais da área da saúde, em sua formação, carecem de elementos fundamentais para a gestão de determinadas responsabilidades na relação com o outro. É preciso que cada profissional de saúde se interrogue sobre sua responsabilidade em promover um cuidado que não se restrinja à biologia. Mas com que identidade, com que informação, com que abordagem pedagógica este profissional pode se (trans)formar em seu processo formador contínuo?
OBJETIVOS: a) Conhecer perspectivas de Educação e Comunicação em saúde que abordem concepções de pesquisa em ciências humanas e ciências sociais. b) Incorporar conhecimentos, habilidades e atitudes nas práticas de cuidado e formação em saúde, com ênfase nas metodologias ativas de ensino aprendizagem. c) Desenvolver materiais didático- instrucionais a serem utilizadas no âmbito da Atenção Primária `a Saúde.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de natureza qualitativa, tipo pesquisa exploratória, com abordagem decolonial, utilizando dispositivos metodológicos da Autoetnografia, da Esquizoanálise e da Cartografia; onde a Narrativa, Grupos Focais, Entrevistas e Observação Participante tornam-se instrumentos de coleta. Como referencial teórico utilizamos os autores: Paulo Freire, bell hooks, Deleuze, Michel Foucault, Jorge Larrosa, Bordenave, Ranciere, Walter Benjamin, Denzin, Suely Rolnik, Eduardo Passos, Virginia Kastrup, Adrianne Ogêda Guedes, Ricardo Ayres, Kenneth Rochel de Camargo Jr., Patricia Hill Collins. A pesquisa visa ao desenvolvimento de produtos técnico-tecnológicos que utilizarão revisão integrativa nas bases de dados científicas: LILACS, MEDLINE, SCIELO e PUBMED.
CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO: Através da produção técnica e tecnológica este estudo visa potencializar a formação em saúde em sua construção crítica, singular, intersubjetiva, colaborativa e multidisciplinar, qualificando a Atenção Primária como prática do cuidado de si e do outro.
Coordenação: Valéria Ferreira Romano, Marcelle Bocater de Paiva e Rayane Cupolillo Ferreira.
Docentes: Valéria Ferreira Romano; Marcelle Bocater de Paiva; Rayane Cupolillo Ferreira; Mariana Rodrigues Leal.
Discentes: Andrei Boscarino de Menezes Silva; Beatriz Gama Flores; Flavia Nascimento dos Santos de Almeida; Leonardo Pereira Pacheco; Leone Almeida da Matta Goncalves; Lilia Claudia Almeida de Araujo; Lilian Martins da Silva; Luisa Ferreira Brito Beraldo; Paulo Rogerio Nunes Barbosa.