Accessibility Tools

lupa
instagram  Ativo 1

Criado em 2015, o Programa de Pós-Graduação em Atenção Primária à Saúde (PPGAPS/FM/UFRJ) é uma proposta de curso organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis/HESFA, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Social/SMSDS do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde/SMS de Piraí e a SMS/Macaé, municípios onde a Universidade Federal do Rio de Janeiro possui atuação acadêmica de longa data. 

O curso, de natureza técnico-profissional, é dirigido para profissionais da área da saúde que atuam na coordenação e equipes de Atenção Básica, Estratégia Saúde da Família (ESF) e na Equipe E-multi, nos referidos municípios. Tem a finalidade de fomentar a produção de novos conhecimentos e inovações na Atenção Primária à Saúde (APS), integrando parcerias entre instituições acadêmicas e redes municipais de saúde, a favor da integração ensino serviço. 

O PPGAPS/FM/UFRJ segue as orientações da CAPES na área de Saúde Coletiva para oferecer a formação de mestres e. está vinculado à Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa da Área da Saúde, é acompanhado e fiscalizado por uma Comissão Deliberativa formada por cinco docentes, dois alunos e um funcionário técnico-administrativo, todos escolhidos pelos seus pares.

Os valores do PPGAPS estão relacionados à ascensão profissional que nossos egressos alcançam após a obtenção do título de Mestre. Alguns hoje estão em posição de ensino e de gestão administrativa decorrente da titulação.

Com duração de dois anos, apresenta a seguinte grade curricular com: 32 Créditos de Disciplinas:  32 Créditos de Dissertação e 15 Equivalência hora/aula. O processo seletivo com oferta de 30 vagas é realizado anualmente, normalmente entre os meses de novembro e dezembro, com início das aulas em março. A carga horária presencial obrigatória no primeiro ano prevê atividades acadêmicas às sextas e sábados, das 9h às 17h.

Área de concentração do programa é Atenção Primária à Saúde.

Topo