Evidência Clínica, Modelos de Atenção e Técnico Assistenciais, Qualidade em Atenção Primária à Sáude. (APS).
Descrição:
Desenvolvimento de estudos sobre o processo saúde-doença-cuidado e os modelos de atenção e técnico assistenciais, numa visão que considere os marcos da clínica centrada na pessoa e a clínica ampliada. Investigações e estudos que visem qualificar as práticas na APS considerando a integralidade, o vínculo longitudinal e a coordenação do cuidado como referências. Análises e pesquisas sobre o apoio matricial na APS e as modelagens que estabeleçam as melhores conformações das redes de atenção à saúde no SUS com base nos territórios com suas dimensões políticas e sócio culturais, utilizando instrumentos de monitoramento e avaliação. Implementação de estudos no campo da vigilância em saúde e sua integração com a APS. Estudos e avaliação da qualidade dos serviços de saúde, com a produção de evidências clínicas, protocolos assistenciais e linhas de cuidado, numa perspectiva participativa. Estudar os processos de trabalho tais como o acolhimento, a atenção à demanda espontânea e programada numa perspectiva multiprofissional e suas aplicações dos serviços de APS.
Grupos de Pesquisa
Evidência clínico-organizacional e modelos assistenciais e de gestão na atenção primária à saúde
Liderança da professora Maria Kátia Gomes
Vice-liderança do professor Alexandre Oliveira Telles
Projetos
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE VIDA E DE SAÚDE DOS USUÁRIOS E TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE:DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS (PTTs)
INTRODUÇÃO: O Brasil vem passando por uma transição sociodemográfica e epidemiológica. A população cresceu de 94 milhões em 1970 para 191 milhões em 2010, e a expectativa de vida ao nascer aumentou de 52,3 anos em 1970 para 75,2 anos em 2015. Novos problemas de saúde emergiram, como doenças crônicas e transtornos mentais, constituindo desafios para o Sistema Único de Saúde (SUS). Diante desse cenário socioeconômico, demográfico e epidemiológico, as escolas médicas passaram a discutir o ensino superior em saúde frente às necessidades do contexto atual e a propor modificações para atender às demandas de saúde e cuidado.
OBJETIVOS: a) Analisar as condições de vida e de saúde dos usuários e trabalhadores dos serviços de APS do município do Rio de Janeiro à luz das evidências clínicas, modelos de atenção e técnico assistenciais na APS; b) Desenvolver e validar Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) voltados para a melhoria das condições de vida e de saúde dos usuários e trabalhadores dos serviços de atenção primária à saúde.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de natureza descritiva e exploratória com abordagem Mista pautada nos pressupostos de Minayo (2010) e utilizando o referencial teórico de Paulo Freire e o referencial metodológico de Pasquali, organizado nos polos teórico, empírico e analítico. A pesquisa visa ao desenvolvimento e validação de produtos técnico-tecnológicos. A abordagem será dividida em quatro etapas: levantamento bibliográfico, diagnóstico situacional, produção do material técnico-tecnológico e sua validação. No pólo teórico, será realizada uma revisão integrativa nas bases de dados científicas, como LILACS, MEDLINE, SCIELO e PUBMED. No polo empírico serão coletados dados por meio de entrevistas e/ou grupos focais com usuários da APS. No pólo analítico serão feitos PPTs que serão posteriormente validados. A validação dos Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) ocorrerá por intermédio da técnica Delphi utilizando-se painéis com juizes especialistas nas respectivas áreas do conhecimento e o público-meta. Ademais, a análise da concordância e a consistência interna dos Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) resultantes serão verificadas pelos Índice de Validade de Conteúdo (IVC), Coeficiente de Kappa (k) e coeficiente Alpha de Cronbach.
CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO: As ações de ensino, pesquisa e extensão, quando desenvolvidas de forma articulada visam desenvolver capacidades e fomentar práticas de prevenção de doenças, promoção da saúde e adesão aos tratamentos das linhas de cuidado no contexto da APS, além de criar condições para ampliar o leque de estratégias de mobilização para fazer face à complexidade dos problemas identificados. Sendo assim ganha destaque a construção compartilhada de conhecimentos, em consonância com os pressupostos das ações que devem ser implementadas mediante o uso das diversas tecnologias disponíveis na atenção básica. Com isso, pretende-se criar as condições necessárias ao desenvolvimento de atividades cujo método seja propício para uma interlocução mais próxima com os territórios, visando a capacitação de análise das vulnerabilidades locais.
Coordenação: Maria Kátia Gomes e Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas
Docentes: Alexandre Oliveira Telles; Alfredo Oliveira Neto; Ana Laura Brandão Motta; Cláudia Lima Campos Alzuguir; Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas; Leonardo Graever; Lívia Maria Santiago; Maria Kátia Gomes; Mariana Rodrigues Leal; Mirella Giongo Galvão da Silva; Roberto José Leal; Andreza Rodrigues Nakano
Discentes: Alan Gomes dos Santos; Anna Paulla dos Santos Guimaraes; Antonio Celso da Silva Campello; Atila Mourão Lima; Bruna Liane Passos Lucas; Carina Fernandes Trindade; Carlos Eduardo Rodrigues Toledo; Carolina Santa Rosa De Oliveira; Caroline Teixeira Maciel; Catarina Mabel da Cunha Moreira; Catia Gomes Amaral Sales; Cecilia Aires de Castro; Cintia Santos Oliveira Miguel; Cynthia Maria de Oliveira Pessoa; Daiane Barbosa da Silva; Elisa Marques Furtado da Silveira; Gabriella Vanderlinde; Geise Lima Azevedo Medeiros da Silva; Giovanni Dhery Prieto Barrientos; Igor Campos Braga Torea Otero; Ingrid Maia Gomes Boaventura; Iracema Santos Lima; Isabela Vitoria da Silva Figueira; Jessica Borba Coutinho; Juliana Erbe de Miranda Maia da Silveira; Leticia Thomaz de Almeida; Lidia da Silva Pereira de Oliveira; Luiz Sergio Zanini; Maria Cristina Reis Souza; Sara da Silva Macruz; Silvana Teixeira de Miranda Silvia; Regina de Mesquita Hubner; Simone Fonseca Lucas da Silva