Atenção Integral aos Ciclos de Vida e Grupos Vulneráveis.
Descrição:
Desenvolvimento de pesquisas sobre risco e vulnerabilidade sociais assim como a análise de condicionantes e determinantes sociais e suas implicações para a atenção integral à saúde. Estudo das ações prestadas às famílias pela APS, em seus distintos ciclos de vida com suas respectivas combinações tecnológicas e seus instrumentos de abordagem individual, familiar e comunitário. Estudar e investigar a conformação e o impacto da prestação do cuidado a criança, adolescente, mulher, adulto, idoso, gestantes, doenças crônicas não transmissíveis, doenças infecciosas, saúde mental e saúde bucal. Investigar as necessidades e as novas modalidades de atenção na APS voltadas para os grupos vulneráveis (população em situação de rua, de pobreza, áreas de risco etc). Pesquisas sobre o processo de construção de projetos terapêuticos singulares nestas populações.
Grupos de Pesquisa
Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis
Liderança da professora Cláudia Lima Campos Alzuguir
Vice-liderança do professor Cassiano Mendes Franco
Projetos
ESTUDO SOBRE OS DETERMINANTES EM SAÚDE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS): DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS (PTTs)
INTRODUÇÃO: Segundo a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os determinantes Sociais da Saúde são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. O Ministério da Saúde define a APS como o primeiro nível de atenção em saúde e que se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Neste sentido, por meio da descentralização e capilaridade da APS e seu vínculo com o território e usuários em saúde, sua atuação é fundamental para mitigar os efeitos dos determinantes em saúde em populações vulneráveis.
OBJETIVOS: a) Analisar as relações entre saúde e seus determinantes no contexto da APS com ênfase nos aspectos que envolvem a interseccionalidade na população brasileira;
b) Desenvolver e validar Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) voltados para os ciclos de vida e populações vulneráveis no contexto da APS.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de natureza descritiva e exploratória com abordagem qualitativa pautada nos pressupostos de Minayo (2010) e utilizando o referencial teórico-metodológico de Pasquali, organizado nos polos teórico, empírico e analítico. A pesquisa visa ao desenvolvimento e validação de produtos técnico tecnológicos. A abordagem será dividida em quatro etapas: levantamento bibliográfico, diagnóstico situacional, produção do material técnico-tecnológico e sua validação. No polo teórico, será realizada uma revisão integrativa nas bases de dados científicas, como LILACS, MEDLINE, SCIELO e PUBMED. No polo empírico serão coletados dados por meio de entrevistas e/ou grupos focais com usuários da APS. No polo analítico serão feitos PPTs que serão posteriormente validados. A técnica Delphi será empregada para validar os PTTs com especialistas nas respectivas áreas do conhecimento e a análise da concordância e a consistência interna dos PTTs serão verificadas pelos Índice de Validade de Conteúdo (IVC), Coeficiente de Kappa (k) e coeficiente Alpha de Cronbach.
CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO: Este estudo contribuirá para a mitigação dos efeitos dos determinantes em saúde em populações vulneráveis mediante a criação de PTTs que auxiliem no cuidado em saúde na APS.
Coordenação: Cláudia Lima Campos Alzuguir e Cassiano Mendes Franco.
Docentes: Alexandre Oliveira Telles; Alicia Navarro de Souza; Anete Trajman; Carla Luzia França Araújo; Carolina Pereira; Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas; Erotildes Maria Leal; Gerson Luiz Marinho; Ivone Evangelista Cabral; Maria Kátia Gomes; Marcelle Bocater de Paiva; Melanie Nöel Maia; Roberto José Leal
Discentes: Alessandra Flores Goncalves Requena; Alexandre Capelli Duque; Amanda Loureiro Vieira dos Reis; Brigida Rodrigues Pereira de Souza; Bruna Santos Silva Barbosa de Magalhães; Debora Carvalho dos Santos Goncalves; Deborah Machado de Oliveira; Douglas Willian Dias; Elisa Carvalho Ferreira; Enio Audi Von Haehling Lima; Evie Maria Teixeira Ribeiro; Jessica Ramos Ferraz Perez; João Pedro Silva Tonha; Joyce Augusto de Jesus